PROJETOS DE VENTO - #num1

[criação 2019-2020]

     MMaPA - Movimento da Matéria por Ar.

Coreografismos da Matéria por Ar.

Coreografismos de Mobilidade por Ar.

[experientando nomes/conceitos]

         

       O meu interesse pelo ar como modulador de movimento, retorna sempre e de diferentes modos. De um lado, por exemplo, a soft robótica que usa como origem motriz o ar e por outro lado, um desejo pelos movimentos que realizam os objetos/matérias leves em diferentes correntes de ar.

Essa poética do MMaPA, está vinculada ao meu interesse pela composição cênica e/ou instalativa que se estrutura através da concreta relação entre matéria e movimento. Essas composições, eu as chamo de coreografismos e a matéria de composição às vezes são objetos, às vezes robôs, marionetes, o espaço, as máquinas e também, gente. Me interesso por conformar meu imaginário a partir da fisicalidade das coisas e pessoas, sempre buscando a fina escuta das relações que elas propõe, nas negociações entre  seu atual e seu potencial.

       

     O Projetos de Vento se propõe a ser um dispositivo de pesquisa para criações cênicas-instalativas, compondo através dessa escuta matéria-movimento, coreografismos de materiais leves Ele é mais que um trabalho de arte. É um dispositivo de pesquisa dentro desse substrato poético no meu trabalho do MMaPA.  Dispositivo que vai produzindo várias derivadas, tomando como forma #num1, a produção de vento por disposição circular de ventiladores. A forma #num1 de trabalho, foi contemplada pelo VII Edital das Artes de Fortaleza do que decorre um conjunto de ações orientadas na direção consolidação de uma atividade de interação pública. Assim, venho trabalhando na realização do Projetos de Vento #num1 - que se estabelece num gerúndio muito acelerado em termos de pesquisa e descoberta, num tateio que se permeia os âmbitos da produção, da técnica, das políticas de vida, e, de linguagem, que para o momento (agosto 2019), caminham assim:

          * Produção - ações que vão concretizando um desenho dos modos de trabalhar: contactando os espaços que podem ser os de criação; espaços de apresentação; de conversa, parceiras de cena, etc.

          * Produção técnica - levantamento de preços e de disponibilidades de materiais existentes no mercado a partir e em conjunto com a 

           * Pesquisa técnica - um movimento intimamente vinculado à linguagem já que, imaginar a cena, alimenta a pesquisa técnica e ao mesmo tempo, as possibilidades e escolhas técnicas, desenham cena. Levantei um pesquisa técnica acerca dos modos de realizar a construção de uma mesa de controle de velocidade dos ventiladores de corrente alternada. Também venho estudando a possibilidade técnica (como construir) e técnica-de-linguagem (testando se funcionaria a idéia com os objetos leves, para só então construir) de um robô-ventilador.  

          * Pesquisa de linguagem: também vinculada às demais instâncias do processo, tenho construído um painel de referências e trabalhos que podem de alguma maneira alimentar as reflexões dessa criação. Nesse movimento, vou tentando entender quais objetos leves me interessam firmar como pesquisados. Por agora, tenho pesquisado acerca da forma cúbica com papel de seda, investigação que se dá desde o modo de construir esses objetos, passando por experimentações com ventiladores pequenos com estudos de movimento. Na paralela, a música vem sendo elaborada, numa dinâmica ainda inicial de tateio de um universo sonoro, seleção de alguns deles, e ajuste de software para realização de experimentos.

 

     O trabalho vai atuar nessas direções mencionadas, até encontrar um ponto, plástico, todava de condensação.

Apoios

 (até o momento)

                 

                      [VII Edital das Artes]                          [apresentações]                             [residência de criação]

                                                                                                                                  [apresentações]

                                                                                                                                [roda de conversa] 

 

[vídeo de estudo de MMaPA]